No dia 1º de agosto comemoramos o Dia do Selo Postal Brasileiro. Foi também o mês das Olimpíadas de Londres. Pensando nisso tudo, o grande amigo Zeca Rocêro (Prof. José Carlos Correia Marques), que coordena o Projeto “Selo na Sala” da Escola Municipal de Ensino Básico Profª Odila Richter, aqui em Jundiaí, montou a exposição “Olimpíadas 2012: sê-lo campeão & Olho de Boi: selo campeão”, que ficou aberta para visitação de 1 a 10 de agosto em sua escola.
Além da visita livre, as salas também receberam monitoria do próprio Zeca para uma melhor compreensão da exposição.
A primeira parte, Olimpíadas, apresentou o Barão de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos Modernos, a bandeira das Olimpíadas e os selos brasileiros que fazem referência ao evento desde 1976.
Na segunda parte da exposição, comemorando o Dia do Selo, envelopes, máximos postais, folhinhas e outros itens que compõem uma coleção filatélica, destacando várias comemorações do aniversário da série Olho de Boi, além de curiosidades como o selo em tecido do Corinthians e selos com formas de bola, coração e morcego.
Os alunos do 4º e 5º anos, que participam do Projeto “Selo na Sala” têm classificadores para guardar seus selos e, a cada quinze dias, recebem a presença do Zeca, que complementa algumas aulas com selos do tema estudado no dia. Não se trata de uma aula a mais, mas, sim, um complemento ao livro didático, que, de uma forma prazerosa, ajuda na assimilação do conteúdo.
Conheço o Zeca Rocêro desde os primeiros meses de atividade da Filatelia77 (e lá se vão pouco mais de onze anos) e sei da sua paixão pela Filatelia, que tenta transmitir com atividades como estas aos seus alunos. Registro aqui os meus parabéns e agradecimentos ao amigo Zeca pelo seu trabalho.
Seguem algumas fotos das atividades – na primeira, o Zeca orientando seus alunos…
Ótimo trabalho do amigo Zeca Rocêro em Jundiaí
Categorias: Sem categoria
7 Comentários






Meus mui sinceros agradecimentos ao amigo Júlio pelo registro. Quem desejar saber mais do projeto “Selo na Sala”, por favor, zecarocero@bol.com.br Inté !
PARABENS ZÉCA , LINDO TRABALHO
Ainda não conheço pessoalmente o amigo Zeca Rocêro, só via net, no Orkut. Garanto que é “um dos meus”, grande incentivador do colecionismo! É isso aí Zeca e Julio, colecionar é o prazer de ter, o colecionador faz a história. Abraços aos dois amigos. Carlos Bessa.
Parabéns para o Zeca neste grande trabalho que está fazendo!
Importante ressaltar o apoio do Clube Filatélico Jundiaiense ao evento, emprestando os expositores e ajudando na montagem da exposição.
Jorge Pregun
Importante ressaltar, também, a ajuda do próprio Jorge, quem muito me ajudou nas duas exposições já montadas em minha escola. Obrigado e …. prá outubro tem outra, companheiro.
Excelente Trabalho. Isto é que necessitamos na Filatelia Brasileira. Os filatelistas em todo o Brasi devem copiar este exemplo.
Caro Octávio, sendo filatelista e professor, não poderia perder essa chance. A batalha agora é para que o projeto “Selo na Sala” se torne oficial, que tenha apoio da Prefeitura, e isso não está tão longe de acontecer. Inté !