Data do lançamento: 17 de outubro de 2012. Análises separadas:
Selo Coral: Valor facial: 1º Porte Carta Não Comercial. Tiragem: 3.000.025 selos. Gostei da imagem criada pela artista Jamile Costa Salum, do coral com crianças de várias etnias regido pelo Papai Noel. O formato (redondo) também foge do lugar comum. Muitos colecionadores torcem o nariz para selos autoadesivos, mas compreendo ser necessário para esta emissão, de alta tiragem e uso destinado a curto espaço de tempo. Tem sido assim nos últimos anos com as emissões natalinas e penso que os Correios estão certos. NOTA 4.
Selo Caixa com Presentes: Valor facial: 1º Porte Carta Comercial. Tiragem: 4.500.020 selos. A imagem do selo deixou a desejar, ficaria melhor se fossem várias caixas de presentes sem a caixa dos Correios. A mensagem transmitida é das remessas de presentes pelos Correios em período natalino, mas não me agradou. Aliás, não sei como não colocaram os presentes dentro de uma caixa de Sedex, o serviço queridinho da ECT. NOTA 3.
Bloco Natal de Paz: Valor facial: R$ 7,70 (R$ 3,85 cada selo). Tiragem: 150.000 blocos. À primeira vista, belo bloco que mereceria nota máxima, mas vamos aos poréns. Perdeu 1 ponto na desproporção do tamanho da cabeça do Menino Jesus, que, para o artista, já nasceu com tamanho de cabeça de adulto. Perdeu mais 1 ponto por causa do enorme código de barras na lateral. Não adianta justificativas do tipo tem microsserrilha e pode ser destacado, pois boa parte dos colecionadores consideram parte integrante do bloco. Sugestão já feita e que repito: o código de barras deveria ser impresso no verso do bloco. Algumas administrações postais usam esse recurso e garanto que fica bem melhor. NOTA 3.
(As notas atribuídas resultam em uma série de fatores e representam minha opinião pessoal e exclusiva, totalmente subjetiva e sem outros envolvimentos. Estas notas vão de zero a cinco, nota máxima)
Notas para os Selos: Natal 2012
Categorias: Sem categoria
Deixe um comentário


