Em 17 de agosto os Correios lançaram a série em quadra “Cemitérios Brasileiros – Patrimônio Cultural”, nas cidades de Arez/RN, Belém/PA, Campo Maior/PI e Mucugê/BA.
Disponibilizados em folhas de 24 unidades (6 quadras), o valor facial é de R$ 2,00 cada selo e a tiragem total foi de 600.000 (150.000 quadras).
Infelizmente, não foram lançados envelope de 1º dia nem cartão-postal para FDCs ou máximos oficiais.
No edital (acessível clicando nas imagens) os Correios informam que comercializarão esta emissão até 31 de dezembro de 2016.
Os códigos provisórios para o Catálogo RHM são os seguintes:
– C-3296: Selo Cemitério de Arez
– C-3297: Selo Cemitério de Santa Isabel
– C-3298: Selo Cemitério do Batalhão
– C-3299: Selo Cemitério da Soledade
– EPD-439: Envelope de 1º dia da quadra
Sobre os Selos: A quadra focaliza, artisticamente, elementos essenciais de cemitérios brasileiros tombados como patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O Cemitério de Arez (RN) foi representado por um detalhe de seu portão tombado. O Cemitério do Batalhão (PI), por algumas sepulturas e uma árvore, destacando a beleza e a simplicidade do lugar. As sepulturas brancas à frente do fundo montanhoso são os elementos destacados do Cemitério de Santa Isabel (BA). O selo alusivo ao Cemitério da Soledade (PA) traz em detalhe a imagem de uma das muitas estátuas que ornamentam o local. O uso da cor prata dá aos selos um caráter de relíquia e preciosidade, valorizando a percepção dos cemitérios a serem preservados como patrimônio cultural. A técnica utilizada foi ilustração vetorial.
Nova emissão Brasil: Cemitérios Brasileiros – Patrimônio Cultural
Categorias: Sem categoria
1 Comentário


Os selos parecem até bem confeccionados, mas … o tema é de um mau gosto para ninguém
por defeito… não poderia ser pior. É minha opinião. Com tantos assuntos interessantes e que
podem proporcionar belas imagens…