Os CTT – Correios de Portugal divulgaram o Plano de Emissões para 2014. Ainda não tem as datas de cada lançamento, mas a relação que segue abaixo já dá para cada colecionador atentar para as emissões que lhes serão úteis, principalmente em coleções temáticas.
Antes, a apresentação do Plano de Emissões, pelo Diretor de Filatelia dos CTT:
Na esteira dos anos anteriores, o Plano Filatélico dos CTT Correios de Portugal para 2014 continua a apostar nas mais importantes efemérides nacionais e internacionais que se cumprem nesse ano, mas não esquecendo as emissões mais dedicadas a temáticas que todos os filatelistas desejam.
Desta forma celebraremos em selo vários centenários e seus múltiplos, entre eles os 150 anos do Instituto Geofísico de Coimbra, um dos primeiros observatórios da Europa dedicados ao estudo da Terra; os 400 anos da publicação da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, um saboroso relato de viagens no Oriente; a famosa embaixada de D. Manuel I ao Papa, que permitiu à Europa de então ver pela primeira vez elefantes e rinocerontes; o nascimento do grande anatomista Vesalius (em emissão conjunta com os colegas dos Correios belgas); os 500 anos da Diocese do Funchal; os 800 anos do Notariado em Portugal; para culminar com a celebração dos 8 Séculos da Língua Portuguesa, que será glosada igualmente em selo por outros países e territórios da lusofonia para além de Portugal.
Dentre as séries mais interessantes para uma certa temática teremos “Os aviões que os Açores conhecem”; “Jardins e Miradouros de Portugal”; “A Rota das Catedrais”, que aqui encerra o ciclo; “Tapeçarias de Portalegre”; “O Café nas Coleções do Instituto de Investigação Científica e Tropical”; e obviamente a emissão “Europa 2014”, neste ano dedicada a Instrumentos Musicais.
O Ano Internacional da Cristalografia permitirá magníficos selos com belas imagens de fractais e outras maravilhas da moderna ciência.
O Portugal moderno é evocado com base na celebração dos “40 Anos do 25 de Abril”, a nossa Revolução dos cravos, e ainda através de uma série dedicada aos três grandes prêmios internacionais da arquitetura lusa: Ribeiro Telles, Siza Vieira e Souto de Moura.
Os Patrimônios da UNESCO, Fortificações de Elvas e Universidade de Coimbra, permitirão dar a conhecer através dos selos particularidades interessantes da nossa história, bem como criar a vontade de visitar aqueles locais tão especiais.
A emissão-base começa em 2014 um novo ciclo, desta vez dedicado aos Desportos Radicais. Teremos surf, parapente, escalada e outros desportos que se praticam cada vez mais em Portugal e no Mundo.
São estes muito bons motivos para escolher os selos portugueses em 2014!
Raul Moreira
Diretor de Filatelia
PLANO DE EMISSÕES (não está em ordem cronológica de lançamentos)
√ 40 Anos 25 de Abril
√ 150 Anos do Instituto Geofísico de Coimbra
√ Vultos da História e da Cultura
√ Emissão Portugal/Bélgica – 500 Anos do Nascimento de Andreas Vesalius
√ 800 Anos da Língua Portuguesa
√ 800 Anos do Notariado em Portugal
√ Jardins de Portugal
√ Tapeçaria de Portalegre (1º grupo)
√ Grandes Prêmios de Arquitetura Portugueses
√ Patrimônios Mundiais da Humanidade: Muralhas de Elvas e Universidade de Coimbra
√ Ano Internacional da Cristalografia
√ Aviões que os Açores conhecem
√ Correio Escolar
√ Rota das Catedrais (3º grupo)
√ 1ª Edição da Peregrinação – 400 Anos
√ Embaixada de D. Manuel I ao Papa Leão X – 500 Anos
√ As Coleções do IICT – O Café
√ Campeonato do Mundo de Futebol 2014
√ Diocese do Funchal – 500 Anos
√ Europa 2014 – Instrumentos Musicais
√ Desportos Radicais (emissão base)
√ Madeira – Autoadesivos
√ Etiquetas Automáticas: Ano Europeu da Saúde Mental e do Cérebro e Ano Europeu da Reconciliação do Trabalho com a Vida Familiar