O amigo Wesley Zuba, funcionário dos Correios, filatelista e escoteiro, me mandou a matéria abaixo, que transcrevo na íntegra:
A proposta da visita, em 28 de novembro de 2013, dos alunos da Profª Rosângela das turmas de 2º ano do ensino fundamental do Colégio Graciosa à Agência dos Correios de Quatro Barras/PR foi encerrar o ano letivo firmando em base sólida as atividades de leitura e escrita desenvolvidas durante o período, sendo momento oportuno para inserir os Correios no contexto, no que diz respeito a uma das mais antigas formas sociais de comunicação, as cartas.
Na oportunidade, coube a mim, Wesley Zuba, o privilégio de atende-los. Tarefa facilitada, pois além de ter amplo conhecimento sobre a ECT, também sou filatelista e atuo no movimento escoteiro com jovens da idade dos visitantes.
Mantendo a proposta da Profª Rosângela e de seu assistente, Sr. Josué, foi reforçada a necessidade da leitura para uma boa e compreensível escrita. Os visitantes receberam orientações básicas de como endereçar um objeto postal e do que fazer para receber um objeto postal. Noções de endereçamento, cuidados com a segurança do carteiro, localização de caixa receptora de correspondência, numeral visível nos imóveis, enfim, tudo que acarreta prejuízo ou benefício para o endereçamento e recebimento de objetos postais foram citados e comentados.
Em seguida, a visita foi permeada com um pouco de história… história do primeiro selo do mundo, história do selo no Brasil, história dos correios no Brasil. De modo dinâmico os alunos conheceram funcionários, produtos, equipamentos e acessórios postais, como as malas utilizadas para a remessa de encomendas vindas do exterior. Disponibilizei, para enriquecimento do momento, alguns itens da minha coleção particular, como selos, blocos, folhinhas, máximos, classificadores, etc.
Por fim, como encerramento das visitas (uma pela manhã e outra à tarde), os alunos receberam como lembrança e incentivo à Filatelia, selos novos e usados, blocos oferecidos pela Filatelia77, editais, boletins “O Filatelista” (da Diretoria Regional do Paraná) e revistas Cofi.
E, para mostrar o quanto é doce esse universo dos selos, o colaborador Roberto Carlos Amadio Rodrigues ofertou um kit com pirulitos e balas para os visitantes.
Ponto marcante nessa visita, o filho do colaborador Roberto Carlos conhecia os Correios de maneira mais breve, surpreendendo-se com tudo o que é a ECT e o que ela representou, representa e representará para os funcionários e para a sociedade.
Visita de alunos aos Correios de Quatro Barras/PR
Categorias: Sem categoria
Deixe um comentário







