Notas para os Selos: Natal 2013

Data do lançamento: 2 de dezembro de 2013. Valor facial: Mônica e Cebolinha: 1º Porte Carta Não Comercial; Lacinho: 1º Porte Carta Comercial; Bloco: R$ 4,15 cada selo. Tiragem: Mônica e Cebolinha: 1.500.000 selos; Lacinho: 2.250.000 selos; Bloco: 150.000 unidades. Códigos RHM: Mônica e Cebolinha: C-3311; Lacinho: C-3312; Bloco: B-177 e C-3313/14 (selos destacados).
No ano que comemorou o 50º aniversário da mais famosa personagem brasileira das histórias em quadrinhos, foi uma ótima ideia retratá-la nos selos do Natal. A arte, criada por Maurício de Sousa, que dispensa apresentações, está impecável nos dois selos. Agradou também o formato diferenciado, principalmente do selo Lacinho. Autoadesivo justificável pela grande tiragem e larga escala de uso em curto período de tempo, mas continua a crítica para esse tipo de papel: a Casa da Moeda poderia se espelhar nos selos autoadesivos lançados por países europeus e utilizar material de melhor qualidade. O bloco, um dos mais bonitos desse motivo nos últimos anos, traz pessoas de vários povos de mãos dadas, retratando a confraternização universal. As palavras e estrelas em impressão dourada também deram um toque a mais na beleza da peça, assim como agradou o formato diferenciado dos selos. Inexplicável somente o absurdo e alto valor facial. Só não terá nota máxima porque a Casa da Moeda insiste na borda com o código de barras, que poderia ser impresso no verso da peça. NOTA 5 para os selos e NOTA 4 para o bloco.
(As notas atribuídas resultam em uma série de fatores e representam minha opinião pessoal e exclusiva, totalmente subjetiva e sem outros envolvimentos. Estas notas vão de zero a cinco, nota máxima)

???????????????????????????? ???????????????????????????????
natal201303

Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.