Em 12 de setembro os Correios lançaram a emissão “Capim Dourado – O Ouro do Jalapão), na cidade de Palmas/TO, constituída de uma quadra.
Disponibilizados em folhas com 24 selos (6 quadras) e tiragem total de 900.000 unidades (225.000 quadras), cada um tem valor facial de R$ 1,80 (R$ 7,20 a quadra).
Infelizmente, não foi lançado envelope de 1º dia para FDC oficial, mas foi emitido um cartão-postal para máximos oficiais. Estes só serão codificados para o Catálogo RHM após recebermos a imagem, para poder verificar se são possíveis máximos dos quatro selos ou não – observo também que ainda não foi definido se os cinco postais “A Arte do Futebol Brasileiro” serão máximos oficiais ou não. Só depois dessa definição poderemos codificar os máximos oficiais de 2014.
Os Correios informam no edital (acessível clicando nas imagens) que comercializarão esta emissão até 31 de dezembro de 2017.
Os códigos para o Catálogo RHM são:
– C-3377: Selo mapa
– C-3378: Selo colheita
– C-3379: Selo artesanato/mãos
– C-3380: Selo artesanato/bandeira
– EPD-461: Envelope de 1º dia da quadra (base envelope olho de boi)
– Máximos: a definir
Sobre os Selos: O primeiro selo da quadra alusiva à emissão Capim Dourado – O ouro do Jalapão mostra o Mapa do Estado do Tocantins, no qual se encontra demarcada a região do Jalapão. As ramas do capim contornando o Mapa simbolizam a abundância dessa matéria prima. No segundo selo, uma mulher, usando lenço na cabeça, desenvolve atividade de colheita, referenciando a forma cuidadosa com que essa atividade é realizada. No terceiro selo veem-se mãos habilidosas confeccionando um descanso de mesa, demonstrando a prática artesanal em torno do capim dourado. O quarto selo apresenta, ao fundo, a bandeira do Brasil, indicando que o capim dourado é riqueza natural brasileira, com potencial de produzir peças bonitas e de elevado padrão artesanal, que, além de contribuir para com o desenvolvimento econômico do Estado, ainda reforçam a criatividade dos brasileiros.
Nova emissão Brasil: Capim Dourado – O Ouro do Jalapão
Categorias: Sem categoria
Deixe um comentário

