Selo registra os 25 anos de produção do Pão Forte

Uma fórmula inventada pelo professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Munir Chamone foi responsável pela nutrição de pelo menos 13 mil crianças em Minas Gerais, desde que foi criada e vem sendo produzida ininterruptamente há 25 anos.
O “Pão Forte”, mistura de arroz, feijão, farinha de trigo, fubá, óleo, sulfato ferroso (para combater a anemia) e as vitaminas A (que protege as mucosas) e B12 (boa para os ossos, o sistema nervoso central e contra a anemia) já foi objeto de cooperação com Gana e Nigéria.
Atualmente, a farinha nutritiva é produzida para atender crianças das cidades de Santa Luzia, Comercinho e Sabinópolis. Ela pode ser usada para fazer biscoitos, bolo e mingau, entre outros tipos de receitas.
Nas palavras do criador, a felicidade dele será completa no dia em que o Pão Forte não precisar mais ser produzido. “Enquanto houver necessidade dele, é porque ele não está cumprindo a sua função”, afirma Munir, acreditando em um futuro sem crianças com déficit alimentar.
O selo personalizado, lançado em 14 de outubro, no evento que homenageou tanto a criação do Pão Forte quanto o seu criador, em Belo Horizonte, tem a imagem de três crianças sorridentes. A ilustração é acompanhada da inscrição “Pão Forte – 25 anos – Universidade Federal de Minas Gerais”.

paoforte01

paoforte02 paoforte03

Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.