Numa época que não existia a facilidade de hoje para transferências bancárias, os Correios foram de grande importância às pessoas que precisavam enviar valores para outras localidades. Para essa atividade eram utilizados os selos de Depósito.
Transcrevo explicação que consta no Catálogo RHM:
“Os selos de Depósito eram colocados na 2ª via de vales postais, que circulavam internamente entre o Correio emissor e de destino. Eles representavam o valor a ser pago ao beneficiário. O vale postal ainda porteava selos regulares, aéreos (zeppelin) ou comemorativos, referentes ao porte e ad-valorem da transferência.
Os selos Depósitos colados no vale postal eram datados e assinados à tinta pelo funcionário do Correio emissor. Os demais selos, que serviam para o pagamento do transporte do Vale Postal, eram carimbados. No Correio de destino aplicava-se em geral um carimbo “Pago”, “Liquidado”, após o recebimento do dinheiro por parte do destinatário.
São raros os selos de Depósito com goma original, frequentes porém os selos aparentemente sem uso, mas com obliteração quimicamente removida.
A partir de 1º de janeiro de 1942 as segundas vias de vales postais circularam sem os selos de Depósito.”
Há muito tempo o nosso estoque disponível na Loja dos selos Depósito era insignificante, mas nos últimos dias disponibilizamos uma boa quantidade deles, em unidades, pares ou ternos, que vocês poderão verificar clicando no selo abaixo…
Selos Depósito
Categorias: Sem categoria
Deixe um comentário
