Os selos que ilustram esta matéria são as emissões brasileiras comemorativas a esta data tão significativa, comemorada neste 8 de março, que é o Dia Internacional da Mulher. Vocês sabem o porque dessa data? Vamos lá:
No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica para reivindicar melhores condições de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho (de absurdas 16 horas diárias para 10), equiparação de salários com os homens (chegavam a receber até 1/3 em relação a eles) e tratamento digno no ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência: as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada, matando carbonizadas cerca de 130 operárias, num ato totalmente desumano.
Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, decidiu-se que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica norte-americana em 1857. E em 1975 a data foi oficializada pela ONU.
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar, mas, sim, aproveitá-la para discutir o papel da mulher na sociedade atual, visando tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história…
Então, quero aproveitar a data para fazer uma homenagem às mulheres que admiro na Filatelia Brasileira, colocando aqui as fotos de algumas delas. Sei que é apenas uma pequena parcela delas, mas gostaria que todas se sentissem homenageadas neste dia tão importante…

Esquerda: minha mãe, Elza Berro de Castro
Direita: Lourdinha (Maria de Lourdes T. A. Fonseca) e Helena de Freitas Moura

Esquerda: Rose P. Meyer
Direita: Verinha (Vera Lúcia R. dos Santos)

Esquerda: Lourdinha e Eliane Reis
Direita: Dila Eaton

Esquerda: Neusinha (Neusa Maria B. Wetler) e Celinha (Célia Octaviani)
Direita: Eliane S. Petry

Esquerda: Sílvia Castro
Direita: Cristina Marek

Esquerda: Rosa Bicalho
Direita: Cleyse M. S. Gomes

Esquerda: Jeisa Alonso
Direita: Morgana Cristina Santos, Lourdinha e Marília Gabriela Luz

Esquerda: Naira Maria Breyer e Ana Lúcia Schweitzer
Direita: Rose Ribeiro e equipe CVD

Esquerda: Anamaria M. Dentzien
Direita: Telma Lanzi e Juliana Marcondes

Esquerda: Ana Lúcia L. Sampaio
Direita: Margarida e Vitória (Olho de Boi)