Como parte das festividades comemorativas ao cinquentenário do ingresso dos alunos da Turma Barão de Teffé no Colégio Naval, foi lançado um selo personalizado para registrar o evento, cuja iniciativa partiu de um dos integrantes da turma e também filatelista, o amigo Fernando Bohrer.
A Turma Barão de Teffé foi admitida no Colégio Naval em 1965, por meio de concurso público realizado em todo o Brasil, no final do ano de 1964. Portanto, neste ano de 2015 comemora-se o cinquentenário do ingresso da Turma, sendo também a data de admissão na Marinha do Brasil, primeiro passo da carreira naval da Turma.
A Turma recebeu este nome, na sua Declaração de Guardas-Marinha, na formatura na Escola Naval, em 1970, em homenagem ao Almirante Antonio Luiz von Hoonholtz, o Barão de Teffé, herói da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, onde comandou a canhoneira Araguari, na Batalha Naval do Riachuelo. Hidrógrafo de renome, foi o organizador e primeiro diretor da Repartição Hidrográfica (1876). Recebeu o título de Barão de Teffé em 1873.
A foto que compõe a arte do selo personalizado apresenta a fachada frontal do histórico prédio, com o busto do Almirante João Baptista das Neves na praça principal. Está localizado na Enseada Batista das Neves, antiga Enseada da Tapera, em Angra dos Reis/RJ, cuja construção foi iniciada em 1911. Em 1914 ficou pronto o imponente prédio, que o Almirante Alexandrino de Alencar, então ministro da Marinha, designou como sede da Escola Naval, até 1920. De 1920 a 1949 aí funcionou a Escola de Grumetes Almirante Batista das Neves. Finalmente, em 25 de fevereiro de 1949 foi criado o atual Colégio Naval, estabelecimento de ensino médio militar mais antigo do Brasil. Em 15 de agosto de 1951 começaram as suas atividades de ensino.
Ao alto, na parte esquerda do selo, o Brasão do Colégio Naval. Na parte inferior, a referência ao cinquentenário do ingresso da Turma Barão de Teffé (1965-2015), e ao alto à direita, a referência à Turma Barão de Teffé.
Selo personalizado registra o cinquentenário do ingresso no Colégio Naval da Turma Barão de Teffé
Categorias: Sem categoria
Deixe um comentário

