Nova emissão Brasil: Série Relações Diplomáticas: Brasil – Romênia

Uma explicação inicial: ainda não recebi o edital eletrônico nem informações completas sobre esta emissão, cujo lançamento está programado para o próximo dia 22 de dezembro. Como será a última emissão do ano (se não tivermos mais nenhuma surpresa olímpica) e é também o último Informativo que preparo este ano (pequena parada nas informações nas próximas duas semanas, por causa do Natal e Ano Novo), aproveito para passar as informações que tenho, assim completa-se os lançamentos postais de 2015.
Conforme comentado acima, o lançamento está previsto para 22 de dezembro. Será uma emissão conjunta com a Romênia, com dois selos com valor facial de R$ 3,25 cada.
Achei ótima a ideia desses selos: esculturas de Eva, uma de Victor Brecheret (Brasil), outra de Gheorghe Leonida (Romênia).
Os códigos para o Catálogo RHM, se não tivermos mais nenhuma surpresa olímpica até lá, são:
– C-3569: selo Victor Brecheret
– C-3570: selo Gheorghe Leonida
– FDC-736: FDC oficial (base envelope de 1º dia da série Relações Diplomáticas)

selo3569 selo3570

sb3569mf

Categorias: Sem categoria | 6 Comentários

Navegação de Posts

6 opiniões sobre “Nova emissão Brasil: Série Relações Diplomáticas: Brasil – Romênia

  1. Cadmo Soares Gomes

    Alguém precisa dizer aos “designers” da ECT para não colocar esse letreiro no meio do selos com o nome da obra ou seja o que for. Está igual à série Brasil-Azerbaijão, de 2015, em que escreveram o nome Praça da Bandeira bem no meio do selo. Em que escola esses “designers” (entre aspas mesmo) estudaram??

    • Hali

      Realmente, oportuno comentário! Pior não é o artista, mas quem aprova!!! Vc vê que é um burocrata postal que não está atento às melhores práticas filatélicas!

    • Daniel

      Olá Cadmo,

      Trabalho com os selos dos Correios. Importante ler os comentários para ver o que podemos fazer para melhorar os resultados. Qual seria a solução para tal legenda/texto, melhor posicionamento etc?

      Sou formado em design na UnB.

      obrigado.

      • Cadmo Soares Gomes

        Gosto é coisa subjetiva. Entretanto, há aspectos que evidentemente ferem a harmonia. Os letreiros no meio do selo poluem a pequena obra de arte. Isso aconteceu na emissão Brasil-Romênia. Os letreiros com os títulos e autores das esculturas poderiam ter sido colocados numa das margens brancas. (E há filatelistas que abominam as margens brancas.) Isso deixaria a imagem como foco principal. Esse mesmo “equívoco” ocorreu de forma ainda pior na emissão Brasil-Azerbaijão. Um pedacinho de papel de quatro centímetros com três fontes diferentes! E o título Praça da Bandeira bem no centro dos selos! Ficou horrível e vou votar nele como pior selo do ano, não sei quem foi o designer. O uso de fontes banais e corriqueiras também está tornando os selos feios. Participo do Fórum Selos do Brasil http://www.selosdobrasil.forumeiros.com, e lá as críticas são ainda mais exigentes, porque os participantes são colecionadores mais “calejados” e estudiosos profundos. Se tiver oportunidade, passe por lá. Há muitos comentários pertinentes que podem servir para reflexão na hora de criar os selos.

      • Daniel

        Cadmo, obrigado pelos comentários.

        As margens possuem espaços limitados, e pela quantidade de textos, foi escolhido deixá-los na área interna mesmo. Não é possível, tecnicamente, pôr textos em todas as margens, só em 2, e adjacentes. No entanto, para mim é claro que o foco principal são as fotos, pela posição, forma, grandeza.

        A questão das margens brancas (ou uniformes) também é uma limitação técnica na produção. Só é possível evitá-las quando a margem de um selo é continuação da do outro selo adjacente, o que não é possível na maioria das artes.

        Olhando lá no fórum que você indicou, essa emissão da Romênia está com 54% como boa, 11% excelente, ou seja, quase 2/3 dos usuários gostaram. Apenas 8% ruim e 0% péssima.

  2. Realmente, a ECT precisa urgentemente rever alguns detalhes antes de aprovar determinados selos, principalmente no que diz respeito a design.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: