Machin – Uma coleção de um selo só

Há alguns anos publiquei este artigo, sobre a longeva série Machin da Grã-Bretanha. Resolvi publicá-lo novamente agora…

machin1

O selo chamado de “machin” não é um selo de máquina como se pode pensar num primeiro momento.
O selo tem esse apelido derivado do nome de Arnold MACHIN, o artista que esculpiu o busto da Rainha Elizabeth II que está reproduzido de perfil neste selo.
Foi emitido pela primeira vez em 1967 e trata-se de um selo ordinário (comum).
Ao longo do tempo, foram sendo reemitidos com novos valores, cores, formatos e detalhes técnicos diferentes.
Os valores, cores, formatos são distinguidos facilmente, mas a grande variedade está nos detalhes que são estudados por todos os apaixonados (isso mesmo) por esta emissão que se perpetua por quase 50 anos.
As variedades que os colecionadores buscam e que enriquecem suas coleções são :

machin2–  Barras de fosforescência :  Os selos possuem barras de fosforescência para segurança e podem ter duas barras laterais; uma barra a direita; à esquerda; no centro; todo ele fosforescente (sem barra); e os raros selos que saíram sem barra por defeito de impressão. Ainda existem as variedades de barras com luminescência Amarela e Azul, esses característicos em alguns selos são bem visíveis, mas são mais bem observadas sob luz ultravioleta.

machin3–   Tipo de Impressão : Existem basicamente dois tipos de impressão, por Fotogravura e por Litogravura, quer dizer que o mesmo selo, com a mesma cor/valor/formato foi emitido de formas diferentes.
A diferença pode ser observada com uma lupa de 20 aumentos.

machin4–    Emissões Regionais : Algumas regiões (do Reino Unido) também emitem o mesmo selo, com a diferença que a efígie é menor e tem o símbolo da região no canto superior esquerdo.

machin5–    Variedades de Símbolos Regionais : Existem ainda os símbolos regionais do tipo 1 e tipo 2, isto se deve a impressões por diferentes companhias gráficas e pode ser observada por uma lupa.

machin6–     Estilo dos Números : Existem emissões de mesma cor/valor/formato porém com os números mais “grossos” (tipo I) e mais “finos”(Tipo II).

–     Tipos de Papel : Existem selos de mesma cor/valor emitidos em diversos tipos de papel, são eles (OCP) Papel com Cobertura Original; (FCP) Papel com Cobertura Fluorescente; (ACP) Papel com Cobertura Superior; (PCP) Papel com Cobertura Fosforescente; (OFNP) Papel sem Fosforescência.

machin7–     Selos de Aniversário do Penny Black : Para marcar os 150 anos do Penny Black foi lançada em 1990 uma série onde aparecem lado a lado as efígies das Rainhas Victória e Elizabeth II. Em 2000 este selo foi relançado porém sem valor facial (First Class).

machin8machin9machin10

–     Selos Sem Valor Facial : São conhecidos como NVI (No Value Indicate) e são selos para uso dentro do Reino Unido de 1ª e 2ª classes, que indicam a prioridade de entrega da correspondência.

machin11–     Selos Auto Adesivos : Existem também os selos de mesma cor/valor que foram emitidos com goma e auto adesivos, sendo facilmente distinguidos pelo picote.

machin12–    Novo Retrato : Em 1997 foi introduzido um novo “modelo” da efígie retrabalhada por impressão computadorizada, que permitiram uma melhor definição dos detalhes do desenho, estes selos são conhecidos por “EME” e são facilmente distinguidos ao se colocar dois selos juntos pois os mais antigos parecem “borrados”.

machin13–    Selos com e sem o “P” : Existem selos de mesmo valor/cor emitidos com e sem a indicação da unidade monetária (Pence).

machin14–   Picotes : Além da conhecida variação nas medidas dos picotes, existem também os tipos de picote diferentes, chamados de Kampf e APS, que são as marcas dos equipamentos que fazem o picote nos selos. Ainda dentro desse item, existem alguns com mesma cor/valor/formato, que foram emitidos antes e depois da introdução do picote elíptico(sincopático) nos selos do Reino Unido, que é uma marca de segurança introduzida em 1993.

–   Impressoras : Existem cinco empresas que já imprimiram machins para o Correio Britânico, são elas :
o       Harrison (cujo nome mudou p/ De La Rue em 1997)
o       Enschedé
o       Questa (Litogravura até 1998)
o       Waddington (Litogravura até 1986)
o       Walsall (Litogravura até meados de 1997)

machin15–    Selos com lados sem Picotagem : Os selos já foram lançados em folhas, tiras, cadernetas e blocos;

existindo então selos sem picotagem do lado superior; inferior; à direita; à esquerda; superior e à esquerda; e inferior e à esquerda. Não existem selos sem picotes superior e à direita e inferior e à direita, sendo que se aparecer algum, não é variedade e sim uma fraude.

Existem catálogos especializados somente em machins onde são listadas todas as variedades existentes. Os mais destacados são o “The Complete Deegam Machin Handbook”, o Stanley Gibbons e o catálogo do “MCC – Machin Collectors Club”, além de publicações periódicas como o “Machinations”.
Há também vários clubes espalhados pelo mundo, como o “Machin Interest Group” da Sociedade Filatélica de Canbera (Austrália) e o “Machin Collectors Club”.
Também há vários sites na internet e páginas de colecionadores “fanáticos”, que servem de fonte para consultas e orientações para os demais “fanáticos”, como por exemplo o www.gbstamps.com.
Para se colecionar apenas as variações de cor/valor/formato existem cerca de 400 selos diferentes.
Se você adicionar as variedades de impressão, barras fosforescentes, picote, tamanho dos números,e EME, então você adicionará cerca de 300 selos à sua coleção.
Adicionando as variedades de papel, tipo de perfuração, sem picotes nos lados, tamanho das barras fosforescentes, selos com marcas impressas na goma, valores colorizados, você somará cerca de mais 1.400 selos diferentes.
Você também poderá adicionar as cadernetas completas, tiras completas, FDC, Cartas com valores múltiplos, etc, etc, etc ….

Carlos Murilo Carli ( camura@uol.com.br)

São José dos Campos – SP

Estas informações foram obtidas no site www.adminware.com.ca/machin.htm e citadas com a autorização do autor ( Robin Harris )

Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: