Dia do Filatelista Brasileiro

No sábado 5 de março foi comemorado o Dia do Filatelista Brasileiro.
Nesta data, em 5 de março de 1829 D. Pedro I baixou um decreto que organizava os serviços de Correios do Brasil. A medida foi fundamental para que, em 1843, seguindo a trilha da reforma britânica, o Brasil se tornasse o primeiro das Américas e segundo país do mundo a adotar o selo como comprovante de franqueamento.
O 5 de março foi escolhido como “Dia do Filatelista” em 1969, durante um congresso organizado pela Comissão Estadual de Filatelia, em São Paulo. Entidades filatélicas de todo o Brasil logo aderiram à data.
A Filatelia (do grego fila – amigo e telos – selos), arte e ciência de colecionar selos postais, une milhões de aficionados em todo o mundo. Arte transformada em cultura popular, os selos testemunham a história, a política, a arte e o universo simbólico de sua época. A Filatelia integra parte do currículo escolar obrigatório em vários países europeus.
Hoje todos os países emitem selos próprios. Os selos geram lucro anual de U$ 27,7 bilhões aos operadores postais, segundo dados da UPU (União Postal Universal), divulgados em 2012. O valor chega a U$ 50 bilhões se forem incluídos os negociantes e leilões.
Diferentemente do que muitos previam, a difusão da internet e do comércio virtual aumentou o volume de encomendas e cartas, além de ter criado novos canais para a Filatelia – tanto isso é verdade que a Filatelia77 nasceu na internet e este canal é responsável por mais de 90% dos nossos negócios.
Então, registro aqui os meus parabéns a todos os amigos filatelistas pela data!

diadofilatelista2016

Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: