Nova emissão Brasil: Tatuagem – Arte na Pele

No dia 11 de novembro os Correios lançaram, em Brasília/DF, a emissão “Tatuagem – Arte na Pele”, com um bloco (minifolha) de cinco selos.
Cada selo tem valor facial de 1º Porte Carta Comercial (atualmente R$ 1,70) e a tiragem foi de 70.000 blocos.
Infelizmente, não foram lançados envelopes de 1º dia nem cartões-postais para FDCs ou máximos postais oficiais.
Os códigos para o Catálogo RHM são:
– B-200: bloco comemorativo
– C-3682: selo Jun Matsui
– C-3683: selo Paulão Tatoo
– C-3684: selo Ivy Saruzi
– C-3685: selo Jerson Filho
– C-3686: selo Luiza Fortes
– EPD-516: envelope de 1º dia (base envelope olho de boi)
Sobre a Minifolha (bloco): A minifolha apresenta como plano de fundo a imagem do processo de criação de uma tatuagem e, sobre este plano, cinco selos com artes produzidas por diferentes tatuadores brasileiros. Em destaque, na parte superior da minifolha, o selo apresenta uma arte tribal de autoria do tatuador Jun Matsui, que, segundo ele, representa uma “roupa”, um adereço que remete à energia primitiva do ser humano e a sua integração com a natureza selvagem. Abaixo, na sequência de quatro selos, o primeiro, da esquerda, apresenta a arte do tatuador Paulo Tattoo composta por elementos representativos dessa forma de expressão, como o índio com tatuagem; o tatau, peça indígena de tatuar; o tebori tattoo, um dos métodos mais tradicionais de tatuagem no Japão, cujo significado é “entalhado à mão” ou “tatuagem à mão”, e também uma máquina de tatuar moderna. No segundo selo, a tatuagem é de autoria de Ivy Saruzi, com a obra intitulada: A Dama. Na arte do terceiro selo, do tatuador Jerson Filho, é focalizada uma imagem estilizada do Arcanjo Miguel. E, finalizando a sequência de selos, a tatuadora Luiza Fortes é a autora da máscara veneziana em estilo art nouveau. O trabalho tem tons quentes de bronze e ouro velho, tons sensuais com profundidade, utilizando recursos de sombra e de luz que destacam a magia do segredo nos olhos e a sensualidade nos lábios. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.
Para mais informações, cliquem nas imagens e vejam o edital.

carimbotatuagem

minifolha_tatuagem

minifolha_tatuagem

Categorias: Sem categoria | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Nova emissão Brasil: Tatuagem – Arte na Pele

  1. Marcos Boaventura

    Esta emissão “Tatuagem – Arte na Pele” só se justifica se o serviço filatélico brasileiro deseja atrair um público de não-filatelistas a adquirirem o bloco/mini-folha. No entanto, é preciso questionar se a administração postal brasileira realmente conhece os hábitos dos seus (ainda) fiéis compradores e colecionadores. Em tempo recente, perdeu-se a oportunidade de lançar uma emissão com 2 selos alusiva aos 100 anos do final da 1ª Guerra Mundial e a Guerra do Contestado (apontando semelhanças e diferenças entre os dois conflitos). Além disso, o público realmente interessado em selos não foi contemplado com uma emissão relativa aos 70 anos do final da 2ª Guerra. Igualmente perdeu-se a oportunidade de mostrar numa mini-folha os 150 anos da emissão da série D. Pedro Barba Preta. Idem para os nossos poucos medalhistas de ouro nas olimpíadas. Se o objetivo é trazer arte pop ao universo dos selos, poderiam ter feito isto em 2015 com uma emissão sobre os 60 anos do Rock no Brasil (Nora-Ney que gravou em 1955 “Rock around the Clock”, de Bill Haley). Voltando a esta emissão sobre tatuagem, quem se interessa por este universo, vê, acha bonito, mas não compra, simplesmente porque o público dos colecionadores é totalmente distinto de quem se interessa por arte na pele. Eu não conheço nenhum filatelista que tenha se tatuado ou pretenda fazer isto algum dia! Filatelia tem que ser cuidada por quem realmente entende dela! Portanto, a questão é mais complexa do que apenas recolher sugestões de temas num blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: