No dia 25 de janeiro os Correios disponibilizaram para venda o selo personalizado “Chapecoense Campeã da Copa Sul-Americana”.
Com valor facial de 1º Porte Carta Comercial, pode ser encomendado em qualquer agência dos Correios, pelo preço da tabela ECT para selos personalizados, somente em folhas com 12 unidades (não são vendidos unitariamente pelos Correios).
Assim como os demais personalizados, não tem carimbo comemorativo de lançamento nem edital, portanto não são disponibilizadas peças filatélicas.
O código para o Catálogo RHM será PB-22.
Uma observação sobre este selo: observem que foi impresso na folha “A Arte do Futebol Brasileiro”, disponibilizada para venda pelos Correios em 2014, cujo selo tem a logomarca antiga da ECT.
Quando soube desta emissão, questionei o departamento responsável pelos personalizados nos Correios, se poderiam ser impressos também na folha base convencional, aquela de fundo verde, cujo selo tem a logo atual da ECT (imagem abaixo). Questionei porque, se imprimissem nesta folha, teríamos dois selos diferentes: um com a logo antiga e outro com a nova da ECT.
Responderam em 27 de janeiro, confirmando que poderia, sim, ser impresso na folha base convencional. Diante dessa resposta, fiz dois pedidos aos Correios, um com a folha base “A Arte do Futebol” e outro com a folha base convencional. Recebi apenas a primeira e questionei porque não mandaram a outra.
Resposta que recebi nesta sexta-feira, 3 de fevereiro: quem tinha respondido que poderia não estava bem informada, não poderia ser impresso na folha base convencional, pois a diretoria da Chapecoense só tinha liberado a venda na folha A Arte do Futebol. Retruquei e ainda não tive resposta: a diretoria da Chapecoense, ao liberar a venda, nem sabia que os Correios têm mais de um modelo de folha. No caso da liberação de uso de imagens para personalizados, libera-se a imagem, não existe no formulário especificação de folha, apenas da imagem. Estou aguardando resposta definitiva para esta semana e, caso liberem, teremos também o mesmo selo com código RHM PB-23, com a nova logo da ECT. Na próxima edição confirmarei para vocês…
Minha conclusão: não querem imprimir na folha base convencional porque estão com um estoque encalhado da folha A Arte do Futebol e acreditam que liberando somente esta, esse estoque venderá mais facilmente.
Observação 1: O selo e a folha abaixo já estão disponíveis para venda na nossa Loja. Cliquem nas imagens abaixo e vejam…
Observação 2: Quando recebi a resposta em 27 de janeiro, informando que poderia ser impresso na folha base convencional, fiz as planilhas dos fechamentos dos nossos assinantes, que seriam enviadas neste final de semana, incluindo os dois modelos Chapecoense. Diante desse impasse, precisei abortar meu planejamento e aguardar a resposta deles, se teremos ou não o segundo selo Chapecoense. Assim que responderem, mandarei aos assinantes o fechamento do período novembro/2016 a janeiro/2017.
A folha liberada:
A folha aguardando resposta:
FINALMENTE FOI LIBERADA:
(imagens de divulgação, receberemos as folhas na próxima terça-feira 14 de fevereiro):
Prezado Sr. Júlio:
O selo PB-22 também está sendo impresso com a logo antiga dos Correios? Fiquei com esta dúvida, pois as fotos do informativo mostram que sim e, até onde sei os Correios estariam fazendo os selos personalizados básicos apenas com a nova logo.
Márcio Poli Fernandes Barbosa
Caro Márcio,
Leia novamente a matéria e veja as imagens: os Correios ainda têm um estoque da folha de personalizados “A Arte do Futebol Brasileiro”, lançada em 2014, cujos selos foram impressos com a logomarca antiga da ECT. As folhas saem da Casa da Moeda já com essas informações nos selos (Logo Correios, Brasil e 1º Porte Carta Comercial), os Correios só imprimem a parte central, personalizada. Por isso ainda tem com a logo antiga, nesta folha. Quando encomendamos os selos atuais, eles imprimem na folha com fundo verde, esta sim com a logo atual da ECT.
Julio