Bronca nos Correios: Vários assuntos

Carta Aberta ao Presidente dos Correios: Vocês devem se lembrar que na última edição publiquei uma carta aberta ao presidente dos Correios, Guilherme de Campos, sobre os problemas com as entregas de todo tipo – carta registrada, encomenda pac e sedex. Logo após, mandei email para este senhor, com cópia para o seu chefe de gabinete. Sr. Miguel Martinho, pedindo que lessem e respondessem à carta.Vocês acham que tive alguma resposta? Reenviei a mensagem uma semana depois, mas, como era previsto, nada de resposta. Essa é a consideração que as chefias maiores da ECT têm para com os seus clientes.

Remessas Internacionais: Há alguns anos, quando a nossa economia estava aquecida, as remessas internacionais demoravam até dois ou três meses para ser entregues. Pensei que com a diminuição da demanda, o serviço tinha melhorado, mas continua terrível, principalmente pela falta de organização na Unidade de Logística dos Correios em Curitiba, responsável pela recepção e despacho do que vem do exterior.
Alguns exemplos: os CTT – Correios de Portugal enviaram para mim várias remessas no mês de fevereiro. As despachadas nos dias 15, 16, 20 e 21 já recebi. Uma despachada no dia 09 e outra no dia 14, antes das já recebidas, ainda não chegaram. Consta no rastreamento, com data de 22 de fevereiro, que foram liberadas sem tributação. Depois disso, está por aí, ninguém consegue informar onde. Registrei reclamação e a resposta, para dizer o mínimo, foi estapafúrdia:

Prezado Cliente, informamos que o objeto mencionado chegou ao Brasil, tendo sido liberado pela alfândega e posteriormente encaminhado para triagem e distribuição. Esta modalidade de objeto não possui rastreamento detalhado, ou seja, a próxima atualização no sistema ocorrerá após o recebimento do objeto na unidade responsável pela entrega. Esclarecemos ainda que o prazo para a modalidade contratada é estimado em 50 dias úteis, a partir da data de liberação pela Receita Federal. Caso o objeto não seja entregue no prazo acima mencionado, solicitamos retorno a este canal, para que iniciemos buscas físicas nas Unidades operacionais pelas quais o objeto deva ter transitado.

O negrito nos “50 dias úteis” foi grifo meu. Os nossos Correios, de fato, perderam a vergonha. Nem no tempo do Império, com entregas a lombo de burro, demoravam tanto.
Quando enviamos uma carta registrada para Portugal, até algum tempo atrás os Correios informavam prazo de 4 a 7 dias úteis para entrega. Agora informam de 12 a 15. De 12 a 15 daqui prá lá e 50 de lá prá cá! Penso que é caso para denunciar à UPU – União Postal Universal, uma vez que a reciprocidade é zero…
Caro amigo José Furian Filho, vice-presidente de Logística da ECT e responsável por essa área, você poderia me responder esta?

Sucateamento da Filatelia: Tenho muita coisa para contar para vocês sobre o que os Correios estão fazendo com a Filatelia: o fatiamento da administração filatélica em Brasília, o fechamento das agências filatélicas, o longo período (quatro meses) sem nenhum lançamento postal e mais algumas. Deixarei para as próximas edições, pois é muito assunto. Mas adianto que estou indignado com esse sucateamento e nos eventos que acontecerão em Brasília vou desfilar com camiseta estampada com a mensagem abaixo. Penso até em coloca-las à venda na Loja, o quê vocês acham da ideia?

Categorias: Sem categoria | 4 Comentários

Navegação de Posts

4 opiniões sobre “Bronca nos Correios: Vários assuntos

  1. Deodet Tenrio

    Amigo eu concordo contigo apesar de não ser uma grande Filatelista mas pouco ou muito sou colecionadora e com o fechamento da Agência Filatelica aqui em Recife fica muito difícil para aquisição de Selos a menos que se recorra ao anjo da guarda que é você que com tanto esforço e boa vontade procura nos atender Obrigada amigo Júlio sem você seria impossível continuar com a minha coleção Abraços Deodet Tenorio

    Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

  2. Cara Deodet,
    Muitos filatelistas pensam que eu torço para o fechamento das agências filatélicas, que quanto pior for o atendimento nos Correios melhor para mim, que venderia mais e teria mais clientes no nosso serviço de assinatura. Não é nada disso, sempre torci para que tudo funcionasse bem e a pleno vapor, tanto que sou amigo de muitos gerentes de Agências Filatélicas Brasil afora. Torço porque, quanto mais os Correios incentivarem a Filatelia e atenderem bem os filatelistas, mais colecionadores teremos, interessados também nos selos mais antigos e materiais filatélicos, foco principal do nosso negócio.
    Agradeço as suas palavras, tentamos fazer o melhor possível…
    Julio

  3. Marcos Boaventura

    Júlio, sobre remessas internacionais, se você tiver uma carta ou pacote vindo do exterior e ele passar (ou parar) por Curitiba, esqueça… 15 dias no mínimo. Sinceramente não sei o que acontece ali.

  4. O absurdo que estão fazendo com a FILATELIA BRASILEIRA não ficará impune,lembremos que os governos mudam e as eleições estão próximas,e AQUELES que destruíram a Nação vão ter que prestar contas.Não é só na filatelia,estão acabando com o país(e por favor,não sou de direita,centro ou esquerda,eu sou com muito orgulho BRASILEIRO).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: