Dia do Carteiro

Hoje, 25 de janeiro, além do aniversário da cidade de São Paulo, comemora-se também o Dia do Carteiro.
Foi nesta data, em 1663, que criou-se a função de Correio-Mor no Brasil, nome dado à função de carteiro naqueles tempos. Luiz Gomes da Matta Neto, que já atuava como Correio-Mor em Portugal, assumiu o posto no Brasil e se tornou o responsável pela troca de correspondências da Corte.
Já o patrono dos Correios é o carteiro Paulo Bregaro. Foi ele quem levou para o príncipe D. Pedro I as notícias de Portugal que culminaram na Independência do Brasil. Uma das versões das palavras do Conselheiro José Bonifácio de Andrada e Silva, ao recomendar pressa na entrega das correspondências, ainda hoje sintetiza a mística do trabalho responsável do carteiro: “Arrebente e estafe quantos cavalos necessários, mas entregue a carta com toda a urgência”.
Em mais de 350 anos de atividade, muita coisa se transformou. Novas formas de entrega foram sendo somadas às mais antigas e hoje os mais de 56 mil carteiros e carteiras (metade dos funcionários dos Correios) dão conta da distribuição diária de aproximadamente 34 milhões de objetos.
Quero registrar aqui os meus parabéns e agradecimentos a estes incansáveis amigos que nos trazem as correspondências, enfrentando sol, chuva, cachorros e, infelizmente, também os bandidos que os assaltam…

diadocarteiro2015

Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: