30 Anos do CTC – Centro Temático de Campinas

ORIGEM DO CTC
O Centro Temático de Campinas teve suas origens, na década de 80, em um grupo de filatelistas temáticos residentes na área de Campinas e associados à ABRAFITE – Associação Brasileira de Filatelia Temática. A ABRAFITE foi  fundada pelo médico Heitor Fenício e editava a revista “TEMÁTICA”, que era, sem dúvida nenhuma, a melhor fonte para este tipo de aprendizado.
Nessa época havia na região de Campinas cerca de cinquenta filatelistas  interessados nesta forma de organizar suas coleções filatélicas e para isto recebiam a “TEMÁTICA”. O sucessor do Dr. Heitor Fenício na presidência da ABRAFITE foi outro médico – Dr. Alexandre Zioni. Por sugestão do decano Humberto Narbot, in memória,  junto a àquela diretoria, foi criada em Campinas uma Delegacia da ABRAFITE, tendo sido designado para dirigi-la mais um médico – Dr. Hélion de Mello e Oliveira.
Essa Delegacia funcionou durante anos promovendo reuniões nas quais eram ministrados ensinamentos sobre filatelia, especialmente a temática, além de cursos para formação de novos filatelistas. Durante esse período foi realizada uma Exposição em homenagem ao Centenário da morte de Carlos Gomes (1986) com lançamento de selo e carimbo e a primeira TEMAPEX fora da capital paulista. Esta última exposição, de caráter não competitivo, tinha por finalidade divulgar as coleções dos membros da ABRAFITE.
A TEMAPEX.VI  foi realizada no Instituto Agronômico por ocasião de seu centenário em 1987, tendo obtido grande sucesso. Nesta exposição também foram lançados selo e carimbos em homenagem à centenária instituição.
Em outubro de 1988, o grupo de filatelistas temáticos de Campinas, formado por:  Helion de Mello e Oliveira, Antonio Luiz Pereira, Carlos Otávio Ruggiero, in memória, Reinaldo Estevão de Macedo, Theodorus M. Bakker, José Marques Barboza, Humberto Narbot, in memória, Christian R. Johnson, Adriano Randi, in memória, Lars Meyer Sanches e Santo Marchesi, resolveu criar uma entidade própria, surgindo assim o CTC – Centro Temático de Campinas.
30 ANOS DO CTC
Ao longo de 30 anos de história, muito convívio com os amigos filatelistas de  Jundiaí, Santos, Americana, Piracicaba, São Paulo, Sorocaba… enfim toda a região de Campinas.
Queremos comemorar esta data e por isto estamos convidando o amigo a estar presente em Campinas no próximo dia 10 de novembro as 9:30h para uma série de comemorações objetivando marcar tão expressiva data.
As comemorações terão inicio na Academia Campinense de Letras : Rua Marechal Deodoro, 525 – Centro, Campinas – SP, com lançamento de selo personalizado, carimbo comemorativo e mostra/palestra filatélica.
Em seguida promoveremos um almoço de confraternização, sob adesão, entre todos os participantes.
Contamos com sua presença.
Victor Petrucci – Presidente do CTC

Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: