PORQUE COLECIONEI E COLECIONO SELOS POSTAIS
Foi no ano de 1977 que iniciei minha coleção. Minha mãe era professora do estado e uma afilhada dela de outra cidade veio tomar conta de mim e de minha irmã mais nova para ela trabalhar. Nós não tínhamos telefone em casa e a comunicação dos parentes da afilhada de minha mãe era através de cartas que o carteiro colocava debaixo da porta de nossa casa. Eu era quem recolhia os envelopes e pedia a ela que me desse os selos; ela prontamente me dava os selos usados e assim comecei a ser um ajuntador de selos.
Falei com minha mãe do fascínio pelos pequenos papéis coloridos e ela disse que poderia trazer do seu serviço, também selos usados, já que a repartição em que trabalhava recebia correspondências. Mostrei os selos a um amigo chamado Manoel e ele disse que estava interessado em colecionar também, só que o pai dele podia comprar os selos nos Correios e eu não. Em 1980, mesmo sem ter mesada, comecei a comprar selos nos Correios, até 1987 quando parei porque fui trabalhar no Banco do Brasil; depois que sai do banco, voltei a comprar as emissões mais recentes nos Correios e as mais antigas com o filatelista e comerciante Sérvulo Nunes de Juiz de Fora (MG). Só então descobri a existência de um Catálogo de nome RHM que continha todas as emissões e sugestões de preço. Hoje tenho todos os comemorativos com exceção dos Pacelli. Selos regulares tenho a partir de 1970. Os regulares anteriores tenho alguma coisa, mas não estão classificados por filigrana. Tenho também os Aéreos, Condor, Varig, Selos-etiqueta, Personalizados e Personalizados Básicos.
Em 1992 iniciei uma coleção temática chamada UPAE/UPAEP (União Postal das Américas, Espanha e Portugal) que são emissões conjuntas a partir de 1989 com um tema diferente a cada ano, feita pelos países membros. A ideia inicial de promover a filatelia latino americana com lançamento de um selo de facial pequeno para circulação interna e um selo de facial maior para circulação nas Américas, os países emissores abandonaram a ideia inicial e muitos dos signatários sequer emitem. O tema para 2019 é “Comida Tradicional”. Os envelopes franqueados com selos UPAEP são bem vindos, mas meu interesse é somente pelos selos “mint”.
Helder Mourão Vieira – Filatelista
Quanto fica os suplementos de 2016 – 2017 – 2018 (não há necessidade de te os selos pesonalizados pois não faço coleção dos mesmo