Suspensão do uso de Selos Postais em Cartas Registradas

Decisão absurda que não encontra paralelo em nenhuma administração postal mundo afora, os Correios sinalizam que entrará em vigor, no dia 1º de novembro, normativa proibindo o uso de selos postais em cartas registradas.
Depois do fechamento das agências filatélicas, agora eles pensam em mais uma iniciativa para enterrar a nossa Filatelia. Não querem e não sabem lucrar com a Filatelia e decidem que o melhor a fazer é acabar com ela dentro dos Correios.
Ao invés de proibir o uso dos selos nas cartas registradas, deveriam liberá-los para porteamento de sedex e encomendas tipo pac, incentivando o seu uso. Afinal, selo é um comprovante de porteamento previamente pago, para ser usado em remessas postais. É assim desde 1840, não é?
O barulho da indignação na comunidade filatélica está grande. Mas não adianta só fazer barulho, precisamos agir. Em primeiro lugar, assinar a petição que está no site da Avaaz. Temos até o momento somente 402 assinaturas. Onde estão os filatelistas desse país? Além de gritarem e reclamarem contra essa aberração, ajudem assinando. Cliquem na imagem abaixo e acessem a petição.
Esse Informativo vai para quase 6.000 e-mails válidos. Vamos ver quantos se prontificarão a perder alguns poucos minutos para assinar…
Eu vou acionar o Ministério Público Federal, ajuizar uma ação contra os Correios. Desde o início da Filatelia77 faço questão de portear as cartas registradas e impressos que enviamos com selos comemorativos. Se sou comerciante filatélico, nada mais coerente do que usar e incentivar o uso dos selos nas cartas.
Em Brasília alguns amigos estão tentando, através de um deputado federal que abraçou a causa, uma reunião com o presidente dos Correios, para tratar desse assunto. Estarei lá, com certeza. Até lá, precisamos de muito mais assinaturas nessa petição, para mostrar ao presidente da ECT a indignação da comunidade filatélica.
Mais ações precisam ser tomadas. Convoco publicamente aqui o amigo Rubem Porto Junior, presidente da FEBRAF – Federação Brasileira de Filatelia, para que a entidade envie uma manifestação aos Correios, de repúdio a essa iniciativa.
Também o amigo Luis Fritzen, presidente do Conselho Executivo da FIAF – Federação Inter-Americana de Filatelia, para que esta entidade envie manifestação semelhante.
Mais o amigo Reinaldo Estevão de Macedo, vice-presidente da FIP – Federação Internacional de Filatelia, para que esta que é a entidade máxima da Filatelia manifeste o seu repúdio, junto aos nossos Correios, à UPU – União Postal Universal e à UPAEP – União Postal das Américas, Espanha e Portugal.
Se desejamos reverter esse absurdo, tão nocivo à Filatelia, precisamos unir forças, cada um fazendo a sua parte…

peticaoselos

Categorias: Sem categoria | 4 Comentários

Navegação de Posts

4 opiniões sobre “Suspensão do uso de Selos Postais em Cartas Registradas

  1. Jorge Alberto Coelho

    Segundo um amigo advogado o ideal seria que todos os filatelistas entrassem com uma liminar contra a proibição de usar selos em cartas registradas,seria uma enxurrada de ações que iriam tumultuar a justiças estaduais e federais,e teria repercussão na imprensa em geral e no proprio congresso nacional,também importante enviar cartas para o STF contra este ATO ARBITRÁRIO.Se isto tivesse ocorrido no governo do Presidente Geisel,estes senhores dos Correios estariam na rua.Agora caso tenha o AVAL do atual presidente,aí já é outra história,é o início da grande fogueira da cultura.

  2. FABIO VIDAL PINHEIRO DEL DUCA

    Vamos assinar sim!!

  3. Rubens Bulad

    Cadê os selos que estavam nas cartas registradas que recebemos? Pois é! Não estão mais! Agora as cartas registradas são enviadas sem selos, e isso desde o começo do ano. Mas ainda podíamos colar os selos e enviar. Agora nem isso poderemos mais. Óbvio que o próximo passo é a supressão total de selos em todas as correspondências, (registradas ou não) tornando os selos postais como meras figurinhas pra colecionadores comprarem, e nunca serem utilizados, e encontráveis somente nos pouquíssimos guichês de filatelia. Já é assim em alguns países, como p. ex. na Holanda. No Chile, é quase impossível achar selos nos “Correos”, mesmo os selos ordinários. Países da Africa, em geral (salvo exceções) quase nunca emitem mais selos, basta ver nos catálogos. Em 2021 será a vez da Islândia, que está oficialmente encerrando seu departamento filatélico e ENCERRANDO a emissão de selos, inclusive comemorativos. ( leia: https://www.linns.com/news/us-stamps-postal-history/iceland-post-says-issuing-stamps-is-too-costly ) Os selos perderam a sua função, que é a de franquear correspondência, e além disso, tem a desculpa do ”corte de custos”…

  4. Valéria

    Absurdo! Vou divulgar aos postcrossers brasileiros e amigos postcrossers do exterior, que sempre elogiaram muito os selos brasileiros. Acabar com o uso de selos para o franqueamento é o maior absurdo! Vamos todos votar nessa petição!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: