Nova emissão Brasil: Personalizado Os Grandes Nomes da Filatelia Brasileira – José Maria Monteiro Martins

No dia 4 de janeiro os Correios disponibilizarão para venda o selo personalizado “Os Grandes Nomes da Filatelia Brasileira – José Maria Monteiro Martins”, somente na versão gomada.
Impressos e disponibilizados em folhas de 12 unidades, têm valor facial de 1º Porte Carta Comercial, mas são vendidos seguindo tabela de preços dos Correios para os selos personalizados.
O código previsto para o Catálogo RHM será:
– PB-191: selo personalizado gomado

O artista plástico e filatelista José Maria Monteiro Martins nasceu em Sorocaba/SP no dia 19 de junho de 1941. Iniciou a sua carreira como artista na antiga Tecelagem Votorantim em 1958. Trabalhou na Cia. Nacional Estamparia, a partir de 1962, onde conheceu o também artista plástico suíço Ettore Marangonni, que apresentou José Maria ao filatelista Adolfo Frioli, em 1970.
Desde então, José Maria realizou as principais artes dos carimbos filatélicos do Clube Philatelico Sorocabano. Artes estas, de tão belas,  saíram das fronteiras de Sorocaba para o Brasil. Em 1976 teve seu primeiro carimbo reconhecido internacionalmente: o “III Raid de Raça”, onde estilizou um calhambeque com pedaços de vários carros. Um “carro fictício” fazendo filatelistas e colecionadores de carros do mundo procurarem por tal carimbo. Em 1991 José Maria realizou a arte do carimbo da “Expofiso 17” em homenagem ao historiador Antonio Francisco Gaspar. A arte do carimbo, de tão bela, rendeu uma reportagem na Revista COFI.
Nas mão mágicas de José Maria Monteiro Martins grandes nomes da Filatelia Brasileira foram imortalizados, como Danilo Sansinetti, Alaor Aguiar, Geraldo Ferreira Giazzi e José Mariano. Em mais de 50 anos de artes na marcofilia brasileira, imortalizou em 3,2 cm momentos históricos, figuras históricas e também a história de empresas, escolas, efemérides, etc., de vários cantos do Brasil.
José Maria Monteiro Martins, virou saudades em 19 de agosto de 2020 na cidade de Votorantim/SP. Eu, Sílvio Rosa Santos Martins tenho toda coleção com a biografia das artes e carimbos do meu pai, que virou a coleção “Os Carimbos do Meu Pai”, a qual em breve irá virar um livro póstumo.
Sílvio Rosa Santos Martins

Categorias: Sem categoria | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 opiniões sobre “Nova emissão Brasil: Personalizado Os Grandes Nomes da Filatelia Brasileira – José Maria Monteiro Martins

  1. Gilson Sanches

    Homenagem justa e merecida ao amigo Zé Maria!

  2. José Benedito Almeida Gomes

    Muito justa essa homenagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: