Proibição do uso dos selos nas cartas registradas a partir de 1º de março: precisamos nos unir para impedir esse absurdo

De tempos em tempos algum burrocrata dos Correios vem com esse absurdo: a partir de 1º de março será proibido o uso dos selos postais para franqueamento de cartas registradas, sendo permitido somente para as correspondências simples.
Motivo risível: reduzir o trabalho dos atendentes para destacar e colar selos nas cartas, ou conferir os valores das que já chegam seladas. Diminuir o tempo de atendimento.
Até onde sabemos, esse tipo de restrição não encontra paralelo nas administrações postais mundo afora. Cabendo, inclusive, uma reclamação formal da nossa entidade maior (FEBRAF) junto à UPU – União Postal Universal.
Se vendem os selos, que é um comprovante de pagamento para ser usado nas correspondências, não podem restringir tanto assim o seu uso. Deveriam até liberar para sedex e encomendas pac, mas aí já é outra história.
Das vezes anteriores que tentaram fazer isso, as normativas foram derrubadas graças à pressão da comunidade filatélica junto à direção dos Correios. Dessa vez não é diferente. Precisamos nos unir e reclamar. Com a presidência dos Correios.
Convoco aqui as entidades filatélicas. FEBRAF (Federação Brasileira de Filatelia), ABRAJOF (Associação Brasileira dos Jornalistas Filatélicos) e todas as associações filatélicas do país a enviarem um ofício (por e-mail ou via postal) ao presidente dos Correios, registrando a indignação com tal normativa e pedindo o seu cancelamento.
Sugiro também que a FEBRAF acione a FIAF (Federação Interamericana de Filatelia) e a FIP (Federação Internacional de Filatelia), para que se manifestem à presidência dos Correios.
Comerciantes e colecionadores idem. Eu enviarei dois ofícios. Um em nome da ABCF (Associação Brasileira dos Comerciantes Filatélicos) e outro em nome da minha empresa (a Filatelia77 nos últimos anos tornou-se a maior compradora de selos postais da ECT, comemorativos e personalizados).
Os endereços para envio das reclamações:
– Postal:
ECT – Edifício Sede dos Correios
Gabinete da Presidência
Presidente Floriano Peixoto Vieira Neto
SBN, Quadra 01, Bloco A
20º andar
Brasília-DF
70002-900
– E-mail: presidencia@correios.com.br
É isso aí, pessoal, nas vezes anteriores derrubamos esse absurdo. Vamos conseguir novamente…

Categorias: Sem categoria | 3 Comentários

Navegação de Posts

3 opiniões sobre “Proibição do uso dos selos nas cartas registradas a partir de 1º de março: precisamos nos unir para impedir esse absurdo

  1. Helder Mourao Vieira

    Quem leva carta registrada com franqueo, geralmente sabe o valor facial em selos, correspondente à tarifa, ou seja nós filatelistas. Não se pode tirar esse direito que temos, porque quando compramos selos é para guardarmos ou franquear nossas correspondências.

  2. Impedir o uso de selos em qualquer serviço é apropriação indébita.

  3. Vânia

    Que tristeza isso! O atual governo parece desconhecer a importância e o o valor cultural da filatelia brasileira! O selo brasileiro é considerado um dos melhores do mundo. Temos que defender a sua permanência em nome de todos que são apaixonados por eles…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: