Selo personalizado Os Grandes Nomes da Filatelia Brasileira – Francisco Marinho

Quando idealizei a série de selos personalizados “Os Grandes Nomes da Filatelia Brasileira” combinei com os Correios que seriam lançados mensalmente e assim foi no início.
Ficou minha a responsabilidade de prospectar quem seria homenageado, providenciar autorização de uso da imagem junto aos familiares e dar o encaminhamento burocrático para os lançamentos.
Assim foi até o último lançado, em janeiro de 2021 (José Maria Monteiro Martins).
Alguns dias antes do lançamento oficial de cada um, eu encomendava aos Correios uma pequena quantidade de folhas (geralmente 20), para tê-los na data que os Correios disponibilizavam para venda.
O seguinte, que seria lançado no início de fevereiro de 2021, era o do querido amigo Francisco Sérgio Bezerra Marinho.
Como de costume, adquiri as 20 folhas iniciais, mas então os Correios suspenderam, a partir de 1º de fevereiro de 2021, a comercialização de novos selos personalizados. Guardei essas folhas julgando que a suspensão seria temporária, mas até o momento não voltaram e tudo leva a crer que não voltarão tão cedo.
Decidi então colocar à venda estes que tenho. Infelizmente, não terá código oficial de selo personalizado (iniciado com “PB”), nem será classificado no Catálogo RHM. Isso só ocorrerá quando e se os Correios liberarem novamente a venda de novos selos personalizados e conseguirmos dar continuidade a esta série, que é uma justa homenagem aos que fizeram história na Filatelia Brasileira.
Clicando nas imagens vocês acessarão este selo na Loja…
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Francisco Sérgio Bezerra Marinho nasceu em 13 de fevereiro de 1936, na cidade do Rio de Janeiro, onde realizou seus estudos primário e secundário. Formou-se Oficial da Marinha de Guerra, em dezembro de 1955. Além da formação militar (Curso Superior de Guerra, em 1980), também formou-se em Economia e Administração de Empresas.
MARINHO iniciou-se na Filatelia colecionando selos de barcos, navios, etc, certamente influenciado por sua carreira profissional na Marinha, onde chegou ao posto de Capitão de Mar e Guerra (Fuzileiro Naval). Aos poucos foi tomando gosto pelo hobby e, estudando com mais profundidade, começou a adquirir conhecimentos especializados em marcas postais marítimas, correspondências de navios de guerra, etc.
Foi um grande colecionador temático. Suas coleções receberam inúmeros prêmios em exposições nacionais, internacionais e mundiais (FIP). Nos últimos anos de vida vinha se dedicando aos temas “terrorismo”, “insurgência”, etc, talvez se baseando no ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.
Também esteve presente em praticamente todas exposições filatélicas, tanto no Brasil como no exterior. Com seu estilo alegre e extrovertido, conseguiu fazer inúmeras amizades pelo mundo. Sua derradeira atividade foi como visitante na III Copa Cuba Internacional de Filatelia, pouco antes de falecer.
Foi jurado FEBRAF, FIAF e FIP, atuando nas classes de Filatelia Temática e Filatelia Juvenil, sendo um grande incentivador desta última – atuou como jurado FIP na Exposição Brasiliana 2013.
Foi sócio do CFB – Clube Filatélico do Brasil, da APS – American Philatelic Society e da FEFIBRA – Federação dos Filatelistas do Brasil.
Como estudioso da Filatelia, escreveu vários artigos nas suas áreas de pesquisa. Seu último trabalho publicado foi “Canal Marítimo de Suez – Serviços Postais”.
MARINHO era membro do Conselho Consultivo da FEBRAF, sendo um grande batalhador no sentido de mudar os rumos da Filatelia Brasileira.
Em janeiro de 2014 a FEBRAF o designou como jurado brasileiro (na classe de Filatelia Juvenil) para a exposição Malaysia 2014, mas o destino decidiu de forma diferente. Francisco Marinho faleceu em 31 de julho de 2014, deixando duas filhas: Izabella e Daniella.
(adaptado de publicação no site www.fefibra.org.br)

Categorias: Sem categoria | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: