Personalizados Básicos

Muitos amigos me escrevem com dúvidas sobre os selos personalizados básicos. Tentarei esclarecê-las, na forma de perguntas e respostas:

– O que é selo personalizado básico?
A primeira geração dos selos personalizados, que teve sua primeira emissão por aqui no ano 2000 (500 Anos do Descobrimento, código RHM C-2254 ou SP-2), na realidade, são selos comemorativos com vinhetas personalizáveis:

sb2254mc aut7777m fra3636ma

Os selos personalizados propriamente ditos começaram quando as administrações postais passaram a oferecer a opção de personalização no próprio selo, sem a vinheta. Tais selos têm margens com informações do país emitente e valor de porte e a personalização é impressa no corpo central:

por7777m fra7777m

No Brasil, o selo personalizado sem vinheta, que, para ser diferenciado dos personalizados com vinhetas, passou a ser chamado de selo personalizado básico, começou a ser vendido em 20 de novembro de 2013, durante a Brasiliana 2013:

sb3310m sb3310ma

– Como comprar os selos personalizados básicos?
Assim como os anteriores, com vinhetas, qualquer pessoa pode encomendá-los aos Correios, em folhas de 12 unidades, com imagens próprias (respeitando as regulamentações para uso de imagens) ou solicitar as que estão com as vendas liberadas:

pb01 pb02 pb03 pb04 pb05 pb06

– Como serão classificados no Catálogo RHM?
Temos duas situações: serão classificados como comemorativos, com código RHM C-3310 os selos personalizados básicos com qualquer imagem, tanto as disponíveis para venda nos Correios como as particulares.
Também serão classificados, em nova seção e com códigos próprios – PB – os personalizados básicos que estão disponíveis para qualquer um encomendar nos Correios. Assim, para os seis acima, teremos os códigos:
– PB-1) Brasiliana 2013 I
– PB-2) Brasiliana 2013 II
– PB-3) Dia Internacional Contra a Corrupção
– PB-4) 115 Anos do Esporte Clube Vitória
– PB-5) 100 Anos do Cinema Indiano – Logo
– PB-6) 100 Anos do Cinema Indiano – Bailarina

– Com a nova logomarca dos Correios, mudou alguma coisa?
Com certeza! Observem que os selos ilustrados acima contém na sua margem a logomarca antiga dos Correios. A partir de 13 de outubro de 2014 os Correios passaram a imprimir os personalizados básicos tendo na margem a nova logo da ECT, que, logicamente, são selos diferentes dos anteriores:

sb3386sb3386apb07pb08pb09pb10pb11pb12

Estes, com a nova logomarca dos Correios, terão os seguintes códigos RHM:
– C-3386: Qualquer imagem
– PB-7) Brasiliana 2013 I
– PB-8) Brasiliana 2013 II
– PB-9) Dia Internacional Contra a Corrupção
– PB-10) 115 Anos do Esporte Clube Vitória
– PB-11) 100 Anos do Cinema Indiano – Logo
– PB-12) 100 Anos do Cinema Indiano – Bailarina

– Teremos uma avalanche de personalizados básicos, como ocorreu com os personalizados com vinhetas nos anos de 2009 e 2010?
Não acredito nisso. São poucos os selos personalizados cujas imagens são disponibilizadas pelos Correios para venda em geral. E este ano só tivemos essa duplicação por causa da mudança da logomarca da ECT.

– Por quê a Filatelia77 não vende os personalizados básicos que divulga no seu Informativo?
A maior parte dos personalizados que divulgo o lançamento são encomendas particulares aos Correios, sem venda liberada. Às vezes, conforme o tema abordado nas emissões, tento adquiri-los, mas não é nada fácil: dependo da boa vontade do gerente da agência ECT onde foi adquirido e, mais ainda, de quem os encomendou, para liberar a imagem. Até o momento consegui os seguintes:

sb3310mhh sb3310k sb3386b

Da esquerda para a direita:
– Hospedagem das Delegações do Japão e da Rússia em Itu para a Copa do Mundo
– Exposição Filatélica Expofinter 2014
– Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora/MG
Uma observação: estes geralmente são vendidos no nosso site por preços um pouco superiores aos demais, pois são mais difíceis de se conseguir e às vezes pago um preço um pouco maior do que o tabelado pelos Correios.

– Por quê no site da Filatelia77 os personalizados básicos com a antiga logomarca custam mais caro do que os demais, com a nova logo ECT?
Os personalizados básicos que temos com a logomarca antiga são estoque limitado, comprei uma certa quantidade de cada antes da mudança da logo e quando terminarem não terei como repô-los. E manterei os preços atuais até um certo limite de estoque disponível, quando esse estoque baixar, terei que subir mais um pouco os preços. Já os selos com a nova logo, tenho como adquirir a qualquer momento nos Correios, por isso posso mantê-los por longo período pelo mesmo preço.

Vocês poderão verificar o que temos na Loja, em seção específica para estes selos, clicando aqui: Personalizados Básicos.

Espero ter conseguido esclarecer as dúvidas sobre os personalizados básicos…

Categorias: Sem categoria | 3 Comentários

Navegação de Posts

3 opiniões sobre “Personalizados Básicos

  1. Fabio

    Ola
    Gostaria de saber se estes personalizados basicos aparecem em algum suplemento do Album Brasil ou Album Classic.

    Abs!
    Fabio

    • Fábio,
      No Álbum de Selos do Brasil (Marek), até onde sei, foi colocado no suplemento 2013 apenas o modelo comemorativo (qualquer imagem, código C-3310) e no suplemento 2014 será colocado também somente o modelo comemorativo (qualquer imagem, código C-3386). O editor me informou que não colocará os selos com códigos PB-1 a PB-12. Mas pode ser que mude de ideia…
      Já no Álbum Classic, no suplemento 2013 entrou o selo C-3310 e no suplemento 2014 estarão os selos C-3386 e os doze básicos PB-1 a PB-12.
      Julio

  2. Pingback: Esclarecimentos sobre os selos Personalizados Básicos | Informativo Filatelia77

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: