Bronca nos Correios: Repercussão

No Informativo anterior fiz um desabafo sobre a má vontade dos Correios para com a Filatelia, iniciando esta seção que estará ainda em muitas edições, apontando falhas e sugerindo melhorias.
Iniciarei as reclamações propriamente ditas na próxima edição, prefiro hoje comentar a repercussão que teve entre os amigos colecionadores esta nova seção do Informativo. Quem sabe começando por esta repercussão, as pessoas envolvidas com a Filatelia na ECT, que sei que leem o que escrevo, darão mais atenção às reclamações.
Sei que reclamar das administrações postais no que se refere à Filatelia não é exclusividade dos colecionadores brasileiros, mas um hábito mundo afora, mesmo naqueles países que dão a maior atenção possível ao nosso hobby. Só que aqui a situação está terrível mesmo, pois uma empresa como a ECT, que não consegue nem manter um padrão mínimo de qualidade para a sua atividade principal, não dá mesmo a atenção devida a um setor que consideram de menor importância. Transcrevo a conclusão do MPF – Ministério Público Federal, que, em março de 2016, ajuizou Ação Civil Pública perante a Justiça Federal de São Gonçalo/RJ, em face da União Federal e da ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos:
“O Serviço postal prestado pela União, por seu braço direto na atividade (ECT), parece inserido em contexto de falência prestacional, sem que soluções tenham sido apresentadas por seus responsáveis”.
Em julho de 2016, procedeu de maneira semelhante o MPF-SP, ajuizando também outra Ação Civil Pública.
É para uma empresa nessa situação que estamos dirigindo nossas reclamações, então, desculpem o pessimismo, mas não devemos esperar grande coisa…
Vamos a algumas repercussões do que escrevi na semana passada:
“Lendo o Boletim da 77 resolvi manifestar uma reclamação à ECT com relação à minha temática, América UPAEP. Foram lançados dois blocos com os mesmos selos, mesmos valores, sendo um de OLIMPÍADAS e outro de PARALÍMPIADAS, em uma clara EXPLORAÇÃO ao colecionador, porque se queriam lançar com facial mais alto, escrevessem ARENAS OLIMPÍCAS E ARENAS PARALÍMPICAS; já seriam suficientes em um único bloco. A questão é que os Correios querem aumentar receita, aumentando de quem já coleciona, pois a renovação no mundo filatélico, é pequena.” (Helder Mourão Vieira – Juiz de Fora/MG)
“Parabéns pela iniciativa de criar a coluna de críticas aos Correios; muito oportuna pois os responsáveis pelas emissões filatélicas precisam conhecer a opinião dos colecionadores. Em breve vamos postar nossa opinião.” (Jorge Paulo Krieger Filho – Brusque/SC)
“Dentre os vários problemas, estão a qualidade das imagens e a disposição dos mesmos nas folhas. Como exemplo, veja a aberração da folha dos jogos olímpicos e paralímpicos, com selos desenhados pelo público. Como a folha completa pode caber em um álbum?” (Glauber Silva Motta – Valente/BA)
“Parabéns…Parabéns…É preciso colocar a Direção dos Correios a par de tantas deficiências. Realmente é preciso valorizar a FILATELIA que viria retribuir com ganhos para os Correios. No princípio da década passada fiz várias sugestões como filatelista septuagenário e não tomaram providência alguma. Talvez agora você dando suas “broncas” públicas algum coisa seja corrigida.” (Salvador Justen de Almeida – Barbacena/MG)
“Percebi que o apoio que recebi vez ou outra dos Correios para meu projeto “Selo na Sala”, era mais pelo esforço de um ou outro funcionário, que reconhece a importância do projeto junto às crianças, que da própria entidade Correios.” (José Carlos Correia Marques – Jundiaí/SP)
“Parabéns, Júlio. Infelizmente o descaso com a Filatelia no Brasil é grande, o que a meu ver significa um desestimulo às futuras gerações. Lamentável! Por outro lado, sempre temos a esperança de que possa melhorar. Vamos torcer!” (Vera Simões – São Paulo/SP)

Categorias: Sem categoria | 3 Comentários

Navegação de Posts

3 opiniões sobre “Bronca nos Correios: Repercussão

  1. ARNALDO REIS GOMES

    HÁ ALGUM EMPO TAMBÉM FIZ SEVERAS CRÍTICAS AOS CORREIOS, PRINCIPALMENTE NO QUE CONCERNE A EMISSÃO DE SELOS E ATUALIZAÇÕES EM SUAS PUBLICAÇÕES NO SITE. TAMBÉM É UM ABSURDO OS SELOS DAS OLIMPÍADAS E PARALIMPÍADAS SEM UMA DISTINÇÃO ENTRE UM A E OUTRA, AINDA O DESCASO COM O BALCÃO FILATÉLICO É OUTRA CAUSA DE CRÍTICAS… SELO É CULTURA E OS CORREIOS NÃO CONTRIBUI PARA QUE ISSO ACONTEÇA.. ALGUEM ESTÁ TIRANDO PROVEITO DESSA SITUAÇÃO…

  2. Carlos Ivan Cury

    Júlio, como deve se lembrar, já fiz inúmeros comentários sobre a indiferênça dos correios no que tange á Filatelia. É difícil crer que uma entidade que vende determinados produtos, no caso selos e peças afins, não tenha interesse em vender. Se fosse sua filatélica estaria falido. Concorda? Vc. tem todo meu apoio quanto as reclamações. É um bom serviço que nos presta. Obrigado.
    Carlos Ivan Cury

  3. Luiz Carlos de Carvalho

    Prezado Julio,
    O tema Olimpíada se tornou um escárnio desde o início, quando você chamou atenção que na folha os selos não se repetiam por causa da variação das cores de fundo. Não tenham dúvida, é uma
    questão de falta de competência e má administração.
    Luiz Carlos de Carvalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: